Pular para o conteúdo principal

Projeto Minix

       O seu desenvolvimento começou como um projeto particular, inspirado pelo interesse de Linus no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. Ele limitou-se a criar, nas suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). E depois de algum tempo de trabalho no projeto enviou a seguinte mensagem (adaptada) para a lista de discussão do minix:

       “Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios “device drivers”? Você está sem um bom projeto em mãos e está desejando trabalhar num S.O. que possa ser modificado de acordo com suas necessidades? Está a achar frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noites ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição.”

       No início da década de 1990, a AT & T vendeu o código UNIX para a Novell. Além disso, outros tinham comerciais, tais como códigos UNIX Digital. Em 1995, a Novell vendeu parcialmente alguns dos direitos do código UNIX à Santa Cruz Operation. Em 2000, Santa Cruz Operações, vendeu o UNIX (código) para Caldera Systems, que mudou seu nome para SCO. Esta empresa não estava interessada em desenvolver o código UNIX, mas procurou uma ação judicial contra os fabricantes e distribuidores Linux alegando que esse fosse um sistema operacional falsificado do Unix. Embora o Linux fosse semelhante ao Unix, não continha qualquer parte original do kernel que o UNIX possuía. Em 2007, a SCO perdeu um grande processo judicial em que o tribunal afirmou que o Linux não era propriedade da SCO. Devido a este veredito, a SCO não tem nenhuma reclamação quanto Linux e, desde então, pediu a falência.

       Outro processo judicial envolvendo SCO foi SCO vs Novell. A Novell em 1990 continha a propriedade do UNIX e venderam alguns dos direitos a empresa Santa Cruz Operações, que foram adquiridas pela Caldera Systems. SCO Caldera Systems (como foi renomeada) processou a Novel por violação de direitos autorais. A Novell contestou este argumento e afirmou que realizou o UNIX de seu código fonte (das raízes). A Novell afirmou que só vendeu os direitos de franquia que possuía, e que pagaram os direitos autorais, direitos de veto e direitos de licenciamento, para as futuras atividades de SCO. A Novell também afirmou que eles possuíam 95% das receitas de licenciamento. Em 10 agosto 2007, o tribunal emitiu uma nota que declarou que a Novell, de fato, possuía os direitos de propriedade do UNIX.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ken Thompson

Ao lado de Dennis Ritchie , Ken Thompson recebe destaque pelo desenvolvimento do Unix. Ken Thompson        Kenneth Thompson é um cientista computacional conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX. Nasceu no ano 1943, em Nova Orleans, Louisiana, EUA. Ele tirou o grau de Bachelor e Master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX. Thompson também criou a linguagem de programação B, uma precursora da linguagem C de Dennis Ritchie, uma das linguagens de programação mais utilizadas. Mais tarde, enquanto se encontrava ao serviço dos laboratórios Bell, ele e Rob Pike foram os principais criadores do sistema operacional Plan 9. Durante o seu trabalho, ele também criou a codificação de caracteres UTF-8 para uso no sistema operacional Plan 9. Ele também escreveu programas para a enumeração completa de finalizações de xadrez, para toda

Multics

       O Multics ou Multiplexed Information and Computing Service , era um conceito muito adiante do seu tempo - ou do nosso e foi o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado (CTSS - Compatible Time-Sharing System ). Criado em 1964, quando seu projeto teve ínicio, a última instalação operacional do Multics foi desligada apenas em 31 de outubro do ano de 2000.        Originalmente foi o resultado do projeto MAC cooperativo liderado pelo MIT (com Fernando Corbató), junto da divisão de produtos para grandes computadores da companhia General Electric e dos Laboratórios Bell de telefonia. Os laboratórios Bell abandonaram o projeto em 1969, e em 1970 a empresa GE, incluindo o Multics, foram comprados pela Honeywell.        Multics foi concebido como um produto comercial para GE, e foi isto que ele foi para Honeywell, apesar de não ter sido bem sucedido. Contudo, ele teve um poderoso impacto no ramo da computação, devido as suas novas e valiosas idéias. Apesar de ter sido bast