Pular para o conteúdo principal

The Open Group

     



The Open Group é um consórcio formado por empresas da indústria de informática para estabelecer padrões abertos para a infra-estrutura de computação. Surgiu em 1996 com a fusão do consórcio X/Open com a Open Software Foundation. O Open Group é mais conhecido por ser o proprietário da marca UNIX, mas também é lembrado pela publicação da Single UNIX Specification, que estende os padrões POSIX e é a definição oficial do UNIX. Dentre os seus membros estão vendedores e compradores de produtos de informática além de agências governamentais como, por exemplo, Capgemini, Fujitsu, Hitachi, HP, IBM, NEC, Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, NASA e outros.

       Por volta dos anos 90 a maioria dos fornecedores de sistemas Unix entendeu que a rivalidade existente entre eles, que redundou na chamada guerra do Unix, estava causando mais prejuízo que benefício, enfraquecendo o Unix perante a competição que surgia a partir da Microsoft. A iniciativa COSE, em 1993, pode ser considerada como o primeiro passo no sentido de uma unificação e a fusão da Open Software Foundation (OSF) com a X/Open, em 1996, como o último passo para o fim dos conflitos. Como a OSF já havia se unido com a UNIX International em 1994, a nova entidade teve a representatividade necessária para reunir todos os elementos da comunidade Unix.

       O valor da marca UNIX diminuiu devido às mudanças no mercado de sistemas operacionais, principalmente devido à aceitação de sistemas do tipo Unix "não padronizados", como o Linux. Recentemente foi iniciado um esforço pelo Open Group em conjunto com a Linux Foundation para ajudar no trabalho de padronização do Linux através da especificação Linux Standard Base.

       Os serviços mais conhecidos do Open Group são as suas certificações, incluindo certificações para a plataforma Common Operating Environment (COE), CORBA, LDAP, POSIX, SIF, UNIX e WAP. O Open Group também oferece certificações para profissionais da área de informática, através de programas para arquitetos de sistemas como o IT Architect Certification e o TOGAF (The Open Group Architecture Framework).

       O Open Group fornece uma plataforma para que seus membros discutam necessidades, e trabalhem conjuntamente no desenvolvimento e adoção de padrões da indústria e para facilitar a integração das corporações. Também disponibiliza serviços para o setor governamental, agências e qualquer companhia ou organização criada por governos para auxiliar na busca pelos objetivos de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ken Thompson

Ao lado de Dennis Ritchie , Ken Thompson recebe destaque pelo desenvolvimento do Unix. Ken Thompson        Kenneth Thompson é um cientista computacional conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX. Nasceu no ano 1943, em Nova Orleans, Louisiana, EUA. Ele tirou o grau de Bachelor e Master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX. Thompson também criou a linguagem de programação B, uma precursora da linguagem C de Dennis Ritchie, uma das linguagens de programação mais utilizadas. Mais tarde, enquanto se encontrava ao serviço dos laboratórios Bell, ele e Rob Pike foram os principais criadores do sistema operacional Plan 9. Durante o seu trabalho, ele também criou a codificação de caracteres UTF-8 para uso no sistema operacional Plan 9. Ele também escreveu programas para a enumeração completa de finalizações d...

Multics

       O Multics ou Multiplexed Information and Computing Service , era um conceito muito adiante do seu tempo - ou do nosso e foi o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado (CTSS - Compatible Time-Sharing System ). Criado em 1964, quando seu projeto teve ínicio, a última instalação operacional do Multics foi desligada apenas em 31 de outubro do ano de 2000.        Originalmente foi o resultado do projeto MAC cooperativo liderado pelo MIT (com Fernando Corbató), junto da divisão de produtos para grandes computadores da companhia General Electric e dos Laboratórios Bell de telefonia. Os laboratórios Bell abandonaram o projeto em 1969, e em 1970 a empresa GE, incluindo o Multics, foram comprados pela Honeywell.        Multics foi concebido como um produto comercial para GE, e foi isto que ele foi para Honeywell, apesar de não ter sido bem sucedido. Contudo, ele teve um poderoso impacto no ramo da computação, devi...

Primeiras versões

Desde que foi divulgado o sistema operacional UNIX ganhou muitas versões diferentes, pois muitos usuários desse sistema começaram a desenvolver as suas próprias versões. Universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e empresas de informática começaram a utilizar todos os recursos do sistema UNIX para desenvolverem muitas das tecnologias que hoje ainda o integram. Com isso todos os fornecedores, puderam fazer comercializações próprias de acordo com o gosto de cada cliente, isso porque as versões do UNIX seriam otimizadas para cada um deles podendo existir assim muitas arquiteturas diferentes, pontos fortes e características especiais, mas apesar de o sistema UNIX ser um sistema que estava em todas as partes, foi aplicado a uma variedade de produtos incompatíveis. Os clientes constataram que, apesar de sistemas UNIX estarem disponíveis em todos os lugares, elas raramente eram capazes de interagir ou co-existir sem um investimento significativo de...