Pular para o conteúdo principal

Dennis Ritchie

       Várias pessoas participaram no desenvolvimento do Unix, como Malcolm Douglas McIlroy (1932), um professor estadunidense de informática, matemática, engenharia, e também um famoso programador. Ele contribuiu para, entre outras ferramentas, as Pipes no sistema operacional Unix. Mas dois desenvolvedores recebem maior destaque, e um deles é Dennis Ritchie.

Dennis Ritchie

       Dennis Ritchie nasceu em 9 de Setembro de 1941 em Bronxville, Nova York. Estudou na Universidade de Harvard, graduando-se em Física e Matemática Aplicada. Sua tese de Doutorado de 1968 discursava sobre hierarquia sub-recursiva de funções. Entrou para o Bell Labs em 1967, seguindo os passos de seu pai, Alistair E. Ritchie, que já tinha uma longa carreira lá, tendo como sua principal realização a co-autoria do livro do The Design of Switching Circuits, com W. Keister e S. Washburn. Este foi um livro influente na teoria e projeto lógico dos interruptores antes da era do transistor.

       Logo após entrar na Bell, contribuiu no projeto Multics, que era um esforço comum entre a Bell, o MIT e a General Eletric. Ajudou no desenvolvimento de um compilador para o BCPL na máquina Multics (GE 645) e no GE 635 sob o sistema GECOS.

       Além do Multics, as três empresas também iniciaram, em meados da década de 60, um projeto de um sistema operacional para grandes computadores que fossem capazes de rodar 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mas o projeto quase foi jogado fora por falta de um computador que pudesse ser utilizado no desenvolvimento do sistema (naquele tempo os computadores eram caríssimos). Dennis Ritchie e Ken Thompson, além dos outros desenvolvedores, sugeriram à Bell que comprasse um PDP-11/20 para o desenvolvimento de um sistema de processamento de textos. A Bell considerou o processamento de texto como algo útil e disponibilizou a verba para a compra do computador, algo em torno de 100.000 dólares.

       Ritchie havia prometido para a Bell o processamento de textos, e não o Unix, mas quando o computador completo chegou no verão de 1970, o trabalho foi direcionado para ambos. A Bell, além de receber seu sistema de processamento de textos, de acordo com o contrato, foi também o primeiro usuário do Unix. Em 1971, Ritchie, juntamente com Thompson, escreveu o primeiro manual de programação do Unix. Além do sistema Unix, Ritchie também contribuiu para o desenvolvimento de uma poderosa linguagem de programação, a C. enquanto trabalhava no Unix, Ritchie adicionou tipos de dados e novas sintaxes à linguagem B, de Thompson. Disto nasceu o C em 1972. Ritchie continua trabalhando nos laboratórios da Bell, chefiado o System Software Research Department, promovendo a exploração de linguagens e sistemas operacionais. Entre os projetos desenvolvidos pelo departamento estão os sistemas Plan 9, de 1995, e o Inferno, anunciado em 1996.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ken Thompson

Ao lado de Dennis Ritchie , Ken Thompson recebe destaque pelo desenvolvimento do Unix. Ken Thompson        Kenneth Thompson é um cientista computacional conhecido pela sua influência no sistema operacional UNIX. Nasceu no ano 1943, em Nova Orleans, Louisiana, EUA. Ele tirou o grau de Bachelor e Master, ambos em engenharia electrotécnica, na UC Berkeley. Em 1969, enquanto trabalhava nos laboratórios Bell, Thompson e Dennis Ritchie foram os principais criadores do sistema operacional UNIX. Thompson também criou a linguagem de programação B, uma precursora da linguagem C de Dennis Ritchie, uma das linguagens de programação mais utilizadas. Mais tarde, enquanto se encontrava ao serviço dos laboratórios Bell, ele e Rob Pike foram os principais criadores do sistema operacional Plan 9. Durante o seu trabalho, ele também criou a codificação de caracteres UTF-8 para uso no sistema operacional Plan 9. Ele também escreveu programas para a enumeração completa de finalizações de xadrez, para toda

Projeto Minix

       O seu desenvolvimento começou como um projeto particular, inspirado pelo interesse de Linus no Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. Ele limitou-se a criar, nas suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a better Minix than Minix"). E depois de algum tempo de trabalho no projeto enviou a seguinte mensagem (adaptada) para a lista de discussão do minix:         “Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios “device drivers”? Você está sem um bom projeto em mãos e está desejando trabalhar num S.O. que possa ser modificado de acordo com suas necessidades? Está a achar frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noites ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, f

Multics

       O Multics ou Multiplexed Information and Computing Service , era um conceito muito adiante do seu tempo - ou do nosso e foi o primeiro sistema operacional de tempo compartilhado (CTSS - Compatible Time-Sharing System ). Criado em 1964, quando seu projeto teve ínicio, a última instalação operacional do Multics foi desligada apenas em 31 de outubro do ano de 2000.        Originalmente foi o resultado do projeto MAC cooperativo liderado pelo MIT (com Fernando Corbató), junto da divisão de produtos para grandes computadores da companhia General Electric e dos Laboratórios Bell de telefonia. Os laboratórios Bell abandonaram o projeto em 1969, e em 1970 a empresa GE, incluindo o Multics, foram comprados pela Honeywell.        Multics foi concebido como um produto comercial para GE, e foi isto que ele foi para Honeywell, apesar de não ter sido bem sucedido. Contudo, ele teve um poderoso impacto no ramo da computação, devido as suas novas e valiosas idéias. Apesar de ter sido bast